12 outubro, 2005

GRIPE DO FRANGO E PERIGO DE UMA PÂNDEMIA

Perguntas e respostas: Reuters Como surgiu a gripe do frango? A doença foi identificada pela primeira vez na Itália, há cerca de 100 anos. Acreditava-se que a gripe do frango só infectava aves até que os primeiros casos humanos foram detectados em Hong Kong, em 1997. Na época, todas as aves - em torno de 1,5 milhão - foram mortas em três dias. Especialistas acreditam que a medida foi decisiva para conter a epidemia.

Quais animais podem estar infectados? Todas as aves são suscetíveis à gripe do frango, mas algumas espécies como patos, são mais resistentes. Aves como frangos e perus são particularmente vulneráveis. Eventualmente, porcos também podem ser infectados.

Como as pessoas pegam a gripe do frango? Pessoas pegam a doença por meio de contato direto com aves vivas infectadas. O vírus está presente nas fezes das aves, que secam e são pulverizadas, e depois podem ser inaladas. O vírus consegue sobreviver por um longo período nos tecidos e nas fezes das aves mortas, particularmente sob baixas temperaturas. Na epidemia de 1997, todas as 18 pessoas infectadas conviviam com os animais em mercados ou fazendas.

Quais são os sintomas? Os sintomas são similares aos de outros tipos de gripe: febre, mal-estar, tosse e dor de garganta. Também já foram registrados casos de conjuntivite. Nos pacientes que morreram a doença caminhou para uma pneumonia viral.

Existem diferentes tipos de gripe do frango? Existem 15 diferentes variações do vírus. É o vírus H5N1 que infecta os humanos e pode causar a morte. Mesmo dentre este tipo, variações foram encontradas nos países em que foi registrado. Os vírus analisados hoje também são diferentes dos tipos vistos no passado.

Essa doença pode ser tratada? Os pacientes podem ser tratados com medicamentos antivirais. Cientistas estão pesquisando uma vacina, mas ela não deve estar pronta em menos de quatro meses.

A doença pode ser fatal? A gripe do frango tem apontado uma taxa de mortalidade elevada em humanos. Em 97, seis das 18 pessoas infectadas morreram. Nesta nova crise, sete mortes foram comprovadamente causadas pelo vírus. Mas, para efeito de comparação, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) já matou 800 pessoas em todo o mundo e infectou 8.400 desde que surgiu, em novembro de 2002. Um outro problema identificado: o vírus pode sofrer mutações rápidas e infectar outros animais.

A gripe do frango pode ser transmitida de pessoa para pessoa? Não há evidências de que isso tenha ocorrido. A melhor maneira de evitar a doença é não ter contato com frangos em áreas onde casos já tenham sido registrados.

Por que os cientistas estão preocupados? Há receios de que o H5N1 possa se ligar a um vírus da gripe humana, criando, desse modo, um novo vírus que poderia ser passado de uma pessoa para outra. Isso poderia ocorrer caso uma pessoa estivesse infectada com a gripe do frango e a humana, ao mesmo tempo. Quanto mais essa dupla infecção acontecer, maior a chance de que ocorra uma mutação.

Podemos continuar comendo carne de frango? Sim, cientistas dizem que a gripe do frango não é transmitida através da ingestão de carne de frango. O Brasil, assim como a União Européia, decidiu barrar por precaução a importação de carne de frango e derivados, provenientes das regiões afetadas.

O que tem sido feito para conter a propagação do vírus? Milhares de aves têm sido abatidas para conter a propagação do vírus entre os animais, o que também evitaria o contágio humano.