25 dezembro, 2005

Caçadores de vírus

Pesquisadores na Amazônia vão rastrear a chegada de doenças como a gripe aviária e a febre do oeste do Nilo 22/12/2005 Por Fabrício Marques

Revista Pesquisa FAPESP

As férias de julho foram de muito trabalho para um grupo de pesquisadores e estudantes da Universidade de São Paulo (USP). A bordo de um jipe e de uma picape, eles se embrenharam por trilhas na Floresta Amazônica com a missão de coletar material biológico de aves, insetos e outros animais. Objetivo: municiar pesquisas que buscam rastrear a chegada de doenças como a gripe aviária ou a febre do oeste do Nilo, transportadas por aves migratórias.

A escolha da Amazônia não foi casual. De um lado, a riqueza de sua biodiversidade e o impacto do desmatamento descontrolado favorecem o surgimento de viroses emergentes. De outro, a Região Norte do Brasil é a porta de entrada das principais rotas migratórias de aves, que podem trazer essas moléstias.

“A vigilância epidemiológica da região é importantíssima”, explica o biólogo Luciano Matsumya Thomazelli, participante da expedição. Encerrada a empreitada, na qual percorreram cerca de 9 mil quilômetros passando por dez estados brasileiros, voltaram a São Paulo de bagagem cheia. Haviam coletado amostras de sangue, fezes e secreção oral de mais de 400 patos, perus, aves silvestres, insetos e morcegos, que agora são analisadas no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

Nesse tipo de levantamento, os pesquisadores buscam encontrar os primeiros sinais da entrada das doenças emergentes e, assim, deflagrar com rapidez estratégias de prevenção e de tratamento. Os primeiros resultados desse esforço mostram que, por enquanto, não há indícios de animais infectados. Mas o monitoramento vai continuar e deve estender-se por vários estados. O temível vírus H5N1, que produziu epidemias em países asiáticos, foi detectado em aves migratórias achadas mortas em vários países da Europa.

1 Comments:

At quarta-feira, janeiro 18, 2006 4:15:00 PM, Blogger ♥ Nikki ♥ said...

Muito xou a materia!!!
esta d parabens o blog!!!
vou sentir muitas saudades!!!
saudades d suas aulas,
curiosidades,
conversas...
Foi uma honra ter sido sua aluna!!
parabens pelo trabalho, pela
otima profissional q é!

*Monique de Paula*

 

Postar um comentário

<< Home