28 agosto, 2006

Vacina contra obesidade

Solução terapêutica deve atuar diretamente na ação da grelina, hormônio que ajuda o organismo a controlar o peso. Um grupo formado por cientistas japoneses e norte-americano anunciou ter obtido sucesso em testes com uma vacina focada no controle de peso.

Na pesquisa, publicada pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), foram desenvolvidas vacinas dirigidas para atuar diretamente no hormônio grelina. Descoberta em 1999, a grelina tem sido objeto de muitos estudos desde então. O hormônio ajuda o organismo a controlar o peso como parte de um complexo sistema que regula a ingestão de alimentos e o consumo de energia.

No novo trabalho, ratos imunizados com a vacina continuaram se alimentando normalmente, mas ganharam menos peso e gordura corporal do que os animais do grupo controle, que comeram quantidades iguais.

Segundo os autores, os resultados mostram que as soluções testadas afetaram diretamente o metabolismo e o uso de energia dos animais. Foram desenvolvidos três tipos de vacina com diferentes composições químicas. Dois deles se mostraram mais eficientes.

“O estudo é o primeiro a publicar evidência indicando que evitar que a grelina atinja o sistema nervoso central pode produzir uma redução desejada no aumento de peso”, disse Kim Janda, uma das autoras do estudo e professora de química do Instituto Scripps de Pesquisas, dos Estados Unidos, em comunicado da instituição.

A descoberta pode ser importante especialmente para o desenvolvimento de alternativas para enfrentar o problema conhecido como dieta da sanfona, o ciclo de repetidas perdas e ganhos de peso enfrentado por muitos indivíduos obesos que querem emagrecer.

Mas os pesquisadores ressaltam que, apesar dos resultados positivos obtidos, uma vacina contra a obesidade para uso humano ainda está longe de ser conseguida. “Não estamos afirmando que nosso estudo responde à questão do tratamento contra a obesidade de uma vez por todas, mas que ele confirma que essa [a imunização] é uma alternativa séria e viável para o problema”, disse Kim Janda.

Fontes: Vaccination against weight gain. Eric P. Zorrilla et al. Published online before print August 4, 2006. Proc. Natl. Acad. Sci. USA, 10.1073/pnas.0605376103