14 abril, 2006

Falta de sono e pressão alta

Indivíduos com mais de 30 anos que dormem menos de cinco horas por dia correm mais risco de desenvolver pressão alta. A afirmação é de um estudo desenvolvido nos Estados Unidos e publicado no periódico Hypertension, da American Heart Association.

“O sono faz com que o coração desacelere e a pressão sangüínea caia durante uma parte significativa do dia”, disse o pesquisador principal do estudo, James Gangwisch, da Escola Mailman de Saúde Pública da Universidade de Colúmbia, em comunicado da instituição.

“Pessoas que dormem apenas em períodos curtos têm aumentada a média diária tanto da pressão do sangue quando da freqüência cardíaca, o que pode fazer com que o sistema cardiovascular funcione em uma pressão elevada”, afirmou.

Os pesquisadores analisaram dados obtidos por um extenso levantamento feito no Estudo nacional de saúde e nutrição, realizado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças do governo norte-americano com 4.810 voluntários entre 32 e 86 anos.

Segundo Gangwisch, 24% dos indivíduos examinados com 32 a 59 anos, que dormiam menos de cinco horas por dia, desenvolveram hipertensão. Entre os que dormiam sete ou oito horas, o índice caiu para 12%. Aqueles com poucas horas de sono mostraram-se também mais propensos a apresentar hipertensão, descontados fatores como obesidade, diabetes, fumo e consumo de bebidas alcoólicas.

Outra constatação foi que quem dormia menos fazia menos exercícios e apresentava maior índice de massa corpórea. Também tinha maior propensão de ter problemas como depressão e sono durante o dia.

Embora tenham verificado a relação entre privação do sono e pressão alta em pessoas de meia-idade, os pesquisadores não constataram o mesmo na faixa acima dos 60 anos. Segundo Gangwisch, a diferença pode ser explicada porque indivíduos idosos naturalmente dormem menos e não costumam ter o mesmo ritmo de trabalho e estresse dos mais novos.

Como o estudo foi baseado em dados estatísticos, Gangwisch afirma que mais pesquisas são necessárias para comprovar a associação entre falta de sono e pressão alta. Ainda assim, para o pesquisador o trabalho deixa como resultado uma mensagem clara. “Uma boa noite de sono é muito importante para a boa saúde”, disse.

O artigo Short sleep duration as a risk factor for hypertension analyses of the first national health and nutrition examination survey, de James E. Gangwisch e colegas, foi publicado na edição de abril da Hypertension e pode ser lido por assinantes em http://hyper.ahajournals.org